quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Escolhas

Já repararam como escolher é difícil?

querem comprovar?

Responda rápido, sorvete de q sabor?

Supondo valores: "10% escolheram de 'bate pronto' uns 30% demoraram cerca de 5 segundos pra responder, uns 40% demoraram de 5 a 20 segundos a responder e 20% responderam de 'bate pronto'² "Não tenho a menor ideia".

Pois bem a metáfora do sorvete poderia muito bem ser aplicada a escolha das nossas vidas, a única coisa que não deve ser feita numa escolha é se desesperar, qual o problema em pensar 2 anos pra escolher um sorv... digo, digo, uma carreira, um futuro? eu mesmo respondo [sim, uma pergunta retórica]

Vários fatores devem ser levados em consideração, mas o principal e que muita gente esquece de levar em conta é: "Você gosta disso?". Já vi professores que querem ir pra outra área, já vi engenheiro dando aula, químico trabalhando como analista de sistema, já vi analista de sistema como vendedor, já vi pedagogo com barraquinha de lanche na rua.

O fato é que na mente desses profissionais e de muita gente não são levados em consideração os percalços e as peças [às vezes de mal gosto] que a vida nos prega.

E o antônimo do "Você gosta disso" é: "Dá dinheiro?" puuuts! me da uma raiva dentro do meu âmago vendo adolescentes sustentados pelos pais escolhendo sua carreira pelo fato de dar ou não dinheiro, meu querido [/falsidade] TUDO DÁ DINHEIRO! é só saber ganhar! Bill Gates jamais pensou em ficar milionário, tenho certeza absoluta que ele pensou: "Puts eu gosto desse baguio que eu faço!" e o resultado ta aí, ele acende charuto com nota de 6,02x10²³dólares

Uma coisa que posso lhe garantir é estudar e dedicar sempre em tudo que vocês fazem, que todo o resto [dinheiro, sucesso, felicidade, etc] vem por osmose, mas nao to falando de estudar um dia antes pra uma prova de fisica, to falando de ralar mesmo, noites em claro, trabalhar de sábado... é, fazer o q gosta não é fácil! Quer moleza? SENTA NO PUDIM!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Problemas extra classe

É extremamente rotineiro um professor chegar pê da vida com alguma coisa, e falar: "Olha gente, me desculpa, mas estou com problemas!", é uma desculpa antecessora de algumas patadas nos alunos ou de algumas grosserias... devo desculpas pelo post sério, nem parece o Danilo parece o tal velho de 40 anos, tomador de café de sala dos professores.

Eu posso explicar... ou não! Na verdade posso sim, alunos mal-educados, esse é o motivo dos meus problemas, na verdade ficou evidente o motivo no post anterior.

Devo confessar aqui algumas de minhas insanidades, ou de pensamentos malucos.

As vezes quando estava em reuniao em outro colégio imaginava qual seria a reação de eu me levantar no meio e gritar. "NÃO QUERO MAIS ASSISTIR A ESSA BABOSEIRA, ME RETIRO!" Jogando o crachá na cara do diretor.

Uma outra imagem, muito recorrente por sinal, é no meio da aula, aquele aluno mal educado tomando um murro meu, de cima pra baixo, mesmo pq ele é mais baixo que eu, nããããão, ele não é anão, ou então eu soltando aqueles palavrões feios mandando todo mundo catar coquinho na ladeira.

Mas não se preocupem, são apenas lapsos, isso jamais vai acontecer, ou não

sábado, 22 de maio de 2010

Respeito e amizade

Certa vez entrei na sala, adolescentes de 13 anos, um menino esticou o braço para me cumprimentar, estiquei o meu pequeno braço para cumprimentá-lo, ele desviou o meu braço e fez aquele famoso e não pouco imbecil, 'PEITINHO'.

Fiquei atônito, primeira coisa que me veio a cabeça, pegar a mão dele do meu peito e entortar até ouvir alguns 'cleques', mas ainda bem que tenho discernimento e gosto muito do meu emprego, e por que não, do meu salário, quem trabalha de graça é relógio.

A segunda coisa que passou na minha cuca, foi perguntar:

"VOCÊ PERDEU O JUÍZO?"

Ele respondeu:

"PROFESSOR, EU VI ISSO NO PÂNICO"

Retruquei:

"VOCÊ PODERIA TER VISTO ISSO NA TV APARECIDA, ISSO NÃO É COISA QUE SE FAÇA!!"

Ele ficou meio sem entender e foi sentar, acredito que daqui a uns 4 anos ele conquiste esse tal juízo que eu perguntei se ele havia esquecido.

Onde quero chegar com isso??? Bom se avaliarmos, o paradigma de professor, vamos pensar primeiro num cara ranzinza, fedendo a café de sala dos professores, seus 40 anos, grosso, mau-humorado, onde você chega e fala: BOM DIA FESSOR! Ele te responde com um curto e grosso: "O que que tem de bom?"

Pois é, sempre que tive um 'click' de ser professor, queria me espelhar num professor de Física que tinha, morava em São Mateus, lecionava pra mim o dia todo, e a noite ainda tinha pique de sair de Guarulhos, ir pra USP no Butantã e voltava pra São Mateus, todos os dias.

As aulas dele eram um máximo, fazia links com coisas reais, explicava muito bem, e o mais impressionante, era um cara extremamente simples, simpático, não existia 1 cara que não gostavam do rapaz, poderia odiar Física, como muitos de fato odiavam, mas sempre gostavam do cara!

Quando um dia cheguei pra ele e falei: quero ser professor, o que você me diz? [Já esperando aquelas frases de professores antigos, falar que a educação é falida, ou que não da dinheiro] perguntou pra mim se eu gostava da matéria e de pessoas, respondi afirmativamente às duas respostas, e ele retrucou pra mim: "VAI FUNDO!" E eu fui!

Esse tal cara, tinha a amizade de muitos alunos, só que professor, amizade e alunos são três palavras não-colineares, infelizmente [ou felizmente, não sei avaliar se isso é bom ou ruim], tenho alunos que sei que gostam de mim, e sei também que existem inúmeros alunos que não 'vão com a minha cara', mas o mais importante, sem dúvida alguma é o respeito que todos devem ter com o carinha de pé na frente de uma sala, e isso INFELIZMENTE [dessa vez o infelizmente é uma certeza] existem vários alunos que não tem, eu sinceramente não sei de quem é a culpa dessa falta de respeito com o professor, talvez seja a união de vários fatores, acredito até que seja uma união de vários fatores, dentre eles a educação oriunda de papai e mamãe.

Também não quero me tornar aquele cara ranzinza que citei anteriormente para conquistar o respeito dos alunos, não vou mudar meu jeito, nem minha postura com relação a eles para conquistar essa palavra que já citei n³²¹ vezes nesse texto, sempre serei eu mesmo, às vezes fedendo a café da sala dos professores, mas bem às vezes mesmo.

terça-feira, 11 de maio de 2010

10 Coisas que os alunos ODEIAM em professores...[Parte I]

10 Coisas que eu ODEIO em você!!!

Professor é tão irritante para o aluno, quanto aluno é irritante para o professor...e na maioria das vezes...não é preciso uma palavra se quer...um simples olhar...um gesto com a boca...denunciam aquele “asco” momentâneo e recíproco...

Eu tenho muita propriedade pra falar de ambos aspectos, pois estou nas duas posições...então vamos lá...

10 Coisas que os alunos ODEIAM em professores...

1º) Falas do tipo: “Você fazendo ou não...o meu salário continua o mesmo...”

2º) “Aquela turma tal...é muito melhor que essa aqui...”

3º) “Guardem todo material...só lápis, borracha e caneta sobre as mesas...PROVA SURPRESA!!!”

4º) “Se não terminar a tarefa...vai ficar fazendo na hora do intervalo...”

5º) “Ou ‘fulano de tal’...fica de olho na turma pra mim...e anota os nomes de quem estiver bagunçando...” [essa alunos odeiam]

6º) “Professor...posso ir ‘no’ banheiro??? NÃO! Posso ir beber água??? NÃO! [pensamento] Posso sair da salaaaaa!!!!!!!!!!

7º) “Professor!!!!!!!!! Espera aí...não apaga a lousa não!!!!!!!!!”

8º) Momento reunião de pais:”Fala do professor – Olha mãe...seu filho é uma peste...não faz nada...e só atrapalha os colegas em sala de aula...para que ele melhore...recomendo tirar o celular...computador...os rolês...e tudo que ele gosta...pode acreditar que ele melhora...” [ironic on]

9º) Menino(a)!!!!!!!! Eu vou pegar esse celular e só vou devolver na reunião de pais...[ameaçar...NUNCA funciona...não sei porque professores fazem isso...]

10º) Essa é a mais ODIADA...de todas pelos alunos...a do momento ‘LIÇÃO DE MORAL’...quem disse que elas funcionam??? quem disse que elas servem pra alguma coisa??? Alguns segundos depois de ditas...os alunos se quer lembram do motivo delas...uma insistência irrelevante...rss

Agora... 10 Coisas que os professores ODEIAM em alunos...[Parte II]

1º) “Professor...professor...professor...posso fazer uma pergunta??? [Como se fosse adiantar...dizer que NÃO]

2º) Aquele olhar profundo...instigante que o aluno tem...ao te olhar...e quando você faz qualquer pergunta relacionada ao tema da aula...ele pergunta...”do que você estava falando mesmo?”

3º) Comentários do tipo: “Aquele professor...’fulano de tal’...é muito mais legal do que você...ele deixa a gente conversar...sentar em grupo...usar o celular...” [MENTIRA!]

4º) Alunos [principalmente os do Ens. Médio], não entendem que professor ao menos deveria ser assexuado...quando o assunto for relacionamento COM ALUNO...NÃO PODE ROLAR...entende??? [Enquanto ele FOR seu aluno...é claro...rss

5º) Quando os alunos tiram notas boas...enchem-se pra falar: “EU TIREI NOTA BOA”...porém...quando tiram nota ruim...”O PROFESSOR ME DEU NOTA RUIM”...[tem lógica isso???]

6º) O ser inanimado...te enche a paciência o bi/trimestre inteiro...e quando chega reunião de pais...ele pintou o demônio de você pra os pais...e ainda diz que você esta perseguindo ele...

7º) E aê ‘fulano de tal’...entendeu??? NÃO ENTENDI NADA!!! [Essa eu odeio...hauhauhuaa...você estava em qual planeta que não entendeu nada??? Impossível não ter entendido nada...alguma coisa você entendeu...]

8º) Recadinhos em questões de prova: “Desculpa proff...na próxima eu estudo mais...e a que eu não suporto....que é colocar ponto de interrogação na questão...grgrhrhrhgrrrriiiiii...se você não entendeu...EU que devo colocar muitas interrogações...não você...rss

9º) Bem na hora da explicação: “Professor...posso ir ‘no’ banheiro??? NÃO! Posso ir beber água??? NÃO! [pensamento] Que parte de NÃO que ele não entendeu???

10º) Essa é mais ODIADA...de todas pelos professores...encontrar com aluno...[e geralmente é aquele mais CHATO]...em shopping...supermercado...padaria...rolê...e afins...e ele ainda quer pagar de amigão...sabe...Entendam crianças...se não rola na escola...NÃO vai rolar fora dela, ok?

Brincadeiras...ênfases...e formas caricatas de falar à parte...quem não ama esse período??? Essa fase...e todos esses acontecimentos que fazem parte da nossa história...que será lembrada sempre...EU AMO ser aluna....e amo ser professora...

sábado, 17 de abril de 2010

Sou terráqueo

"Professoooor?!?!?! o Senhor aqui no shopping?!?!"

Tive até que sair da C&A, como sempre me negando a fazer cartões, pois o aluno estava embasbacado em me ver fora do colégio, e sem um giz na mão, com meus pais, olhou para os meus pais como se fossem venusiânos, e esperou uma resposta, a princípio pensei que fosse mais uma daquelas perguntas cretinas, na verdade retórica.

"Sim sim, estou passeando por aqui, vim comer um lanche... depois a gente se vê!" respondi, educadamente, saí da mesma forma que ele estava ao me ver, embasbacado.

Ele pensa que sou uma máquina que fica guardada no almoxarifado do colégio? Ou que não sou consumista?! sou professor de matemática, por mais que eu seja economista, sou consumista convicto, não sou daqueles professores de história que parecem hippies.

Mas devo confessar que isso acontece com alunos mais novos, após os 15 anos, já começam a nos ver de uma forma diferente, como terráqueos, quem sabe, se bem que se você analisar o corpo docente das escolas até dá pra desconfiar de alguns professores oriundos dos mais longínquos planetas da Via Láctea.

E não vá pensando que isso é uma vez ou outra que encontramos alunos perdidos pelas ruas, invariavelmente encontro alunos. E os ex-alunos então, aí as perguntas são hilárias:

1- Você ainda dá aula? (Como se fosse uma droga, do tipo: "Você ainda dá um 'tapa na pantera'?")

2- Ainda está no tal colégio? (Não importa o que você responder, SEMPRE ele vai falar que está melhor, se você falar que não ele vai falar: AHHHH MELHOROU! se você falar que sim ele vai retrucar: AHHHH LÁ É TÃO BOM! Ele não vai ir contra você, você não erra, afinal, você é não é um terráqueo)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Afinal de contas...O que é ser professor???


Afinal de contas...O que é ser professor?

Uma figura que só serve pra atormentar a sua vida?

Ou uma pessoa que está te formando enquanto cidadão?



Eu acredito que seja um pouco dos dois...

Alguns educadores (como eu gosto de chamar), não têm consciência do papel que tem na vida destes adolescentes, que estão em estado (fase) de formação, informação e desinformação intelectual...

Pohhha meo...Eu lido com pessoinhas que mal (pouco) vêem suas famílias e são extremamente carentes de diálogo, carinho, regras e tudo aquilo que alguém dessa faixa etária necessita....

Aí vem um professorzinho (sem querer falar mal da minha classe) e diz que você prestando à atenção ou não na aula...ele vai receber o salário do mesmo jeito!!!

Vamos pra algumas observações:

1º) Ser um educador hoje em dia exige tanta responsabilidade quanto à da família no papel de formação do cidadão.

2º) Não existe emprego que você ganhe bem ou mal, existe profissional que trabalhe bem ou mal...

3º) Se você sente que está nessa profissão por falta de opção...Vai procurar um emprego na C & A...Mac Donald’s, metalúrgica...Sei lá...

4º) Nós enquanto educadores não temos o DIREITO de mal educar os filhos dos outros...

Portanto meus caros “alguns” leitores, duvidem, questionem, critiquem... É um DIREITO todo de vocês....

“A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse a renovação e a vinda dos novos e dos jovens”.

Hannah Arendt

segunda-feira, 29 de março de 2010

Perguntas cretinas

Como muitas dessas pessoas que estão lendo este tal blog, sou uma pessoa exata, que gosta de saber conceitos, aí pensei na certa coisa que sempre achei mais engraçada nas minhas aulas, que coisa? perguntas cretinas.

Pois bem, antes vamos pensar em que tipo de pergunta, quando alguém solta essa: "É pra copiar professor?" ou quando estão fazendo prova e perguntam: "Pode fazer a lápis?", considero cretinisse, o que apimenta isso com um certo que de comédia, são as respostas com cara lavada que podemos dar, do tipo: "não é pra copiar não, estou treinando minha caligrafia", ou então,"... não é pra copiar, eu vou entregar a lousa pra vcs, e vcs tiram xerox, scaneiam, coloquem no orkut, ou sei lá o que vocês queiram fazer..."

Beleza, mas da onde surgiu o raio da ideia de "pergunta cretina" isso é tão cretino, que se você digitar cretino no google, vc vai ver: "Você quis dizer Creatina" eu replico Google, eu tenho cara de quem vai procurar algo sobre Creatina?! eu prefiro ser mais cretino ainda e procurar no wikipedia.

Aí deixei de ser o tal cretino e fui procurar no dicionário do uol o significado e o conceito de cretino, pois bem:

1. Que sofre de cretinismo ou que é próprio de quem tem essa condição

2. Que é pouco inteligente ou muito tolo, ou que tem pensamentos ou comportamento muito pouco sensatos (ideia cretina); ESTÚPIDO; IMBECIL

3. Pop. Diz-se de quem tem comportamento inconveniente, ou atitude atrevida, insolente

sm.

4. Pessoa tola, pouco inteligente, pouco sensata, estúpida

5. Pessoa que sofre de cretinismo

[F.: Do fr. crétin.]

Pasmem! vem do francês! Entao a culpa não é minha, nem dos meus alunos, a culpa, é desses franceses CRETINOS!